Francis Júnior Jornalista
ASPAAS e a evolução no tratamento do autismo
O trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de João Monlevade é destaque regional.
A ASPAAS ganhou força a partir do empenho da sua presidente, Simone Barcelos, que viveu a experiência de cuidar do filho autista sem o apoio de uma instituição especializada.
A partir da criação da entidade muito se avançou no sentido de proporcionar melhor qualidade de vida para todos, autistas e familiares, incluindo o atendimento psicológico.
Carteirinha do autista
Uma outra vitória foi a emissão da carteirinha de identificação do autista. As pessoas interessadas devem comparecer na secretaria municipal de saúde com os seguintes documentos: relatório médico, certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, foto 3x4, cartão do SUS. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3851-3648.
Os sintomas
O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos.
Orientação e acolhimento
A ASPAAS, desde sua fundação em 2017, conseguiu evolução significativa no tratamento das pessoas portadoras de autismo em João Monlevade e ajuda na criação de novas associações em cidades da região, incluindo Itabira.
Segundo a presidente da associação, hoje uma mãe que recebe esse diagnóstico da criança já sabe que terá o apoio e acolhimento da ASPAAS. “Ainda faltam profissionais nas redes pública e privada para o tratamento adequado, mas as famílias já contam com acolhimento e nas escolas o acompanhamento de um professor ou monitor”, destaca Simone Barcelos.
Pronunciamento na Câmara dia 5
Nesta quarta-feira (05/04/2023) a presidente da ASPAAS irá à Tribuna da Câmara de Vereadores fazer a defesa de programas que possam contribuir para com as pessoas autistas, incluindo a cobrança de profissionais habilitados na rede estadual de educação.
Simone Barcelos também deverá falar sobre premiação a receber da Sicoob Credimepi, visto que a ASPAAS ficou em segundo lugar na promoção “Dupla Perfeita” da cooperativa e vai receber um prêmio de R$15.671,19.
Audiência Pública dia 13
E para o 13 de abril está confirmada Audiência Pública, também na Câmara de Vereadores de João Monlevade com debate sobre o tema “Autismo: conscientização e inclusão”. Será no plenário do legislativo, a partir das 14h, com entrada livre para todas as pessoas interessadas.
Cannabis Para Todos
Vale destacar também a realização do “1º Encontro Cannabis Para Todos” realizado na Câmara de Vereadores de João Monlevade.
Foi com a presença de vários profissionais da saúde que atestam resultados bastante satisfatórios com o uso do Canabidiol (medicamento produzido a partir da Cannabis sativa) que devolve às pessoas autistas a capacidade de uma vida quase normal.