ArcelorMittal suspende expansão
A direção da siderúrgica de João Monlevade confirmou a paralisação!
Nesta semana a informação que a ArcelorMittal suspendeu o programa de expansão da usina de João Monlevade causou repercussão e expectativa.
A meta da empresa era, num período de aproximadamente três anos investir cerca de R$ 2,5 bilhões na implementação de uma nova sinterização, um alto-forno e a duplicação da aciaria, aumentando a capacidade de produção de aço de 1,2 milhão para 2,2 milhão por ano.
A previsão era de gerar cerca de seis mil empregos, diretos e indiretos.
Até a data atual centenas de novos empregos foram gerados e milhões já foram investidos.
Confere a resposta da empresa:
“Frente ao cenário macroeconômico e às oportunidades de mercado, a ArcelorMittal Brasil vem revisando seu plano de investimentos e decidiu, por ora, paralisar as obras do projeto de expansão da Unidade de Monlevade. Como em todo projeto desse porte, a empresa acompanha o cenário macroeconômico e do setor siderúrgico no país, impactado pelo aumento das importações, e o crescimento da demanda por aço tem sido inferior ao previsto.
O Laminador 3, que integra o projeto, foi concluído e está operando desde 2022, tendo atingido, no último mês de julho, a marca de 1 milhão de toneladas produzidas desde o início da sua operação. O novo laminador duplicou a capacidade de produção de laminados da unidade e está em linha com a estratégia da empresa de ampliar a produção de produtos de alto valor agregado. Já as linhas de sinterização, alto-forno e aciaria serão paralisadas, e parte dos recursos será redirecionado para modernização da planta.
A ArcelorMittal continua a acreditar no país e reafirma a importância da Unidade de Monlevade para o negócio da empresa no Brasil e o seu papel de destaque, decorrente da produção de fio-máquina para aplicações especiais, sendo a única planta industrial no país a produzir steel cord voltado para o mercado automobilístico. A empresa reforça ainda que prossegue investindo e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município e região”.
A informação é que a paralisação é temporária e a ArcelorMittal Monlevade mantém suas atividades de produção em ritmo normal.
Vale muito conferir a matéria desse link