ArcelorMittal vai dobrar produção de aço
A siderúrgica de Monlevade concentrou produção no Laminador 3 que completa um ano de operação após sua reativação e já anunciou novo investimento.
A imagem é do Laminador 3 em agosto de 2021, antes de ser reativado em janeiro de 2022. A ArcelorMittal Aços Longos implantou o sistema, moderno e mais eficiente, com a meta de duplicar a produção de aço.
Fato que, por consequência gera mais impostos para os cofres da Prefeitura. Até alguns anos atrás cerca de 60% da arrecadação da Prefeitura de João Monlevade era proveniente de impostos da siderúrgica.
O projeto de modernização da usina com o Laminador 3 foi iniciado em 2015. No ano seguinte foi suspenso e retomado em 2021.
Novo investimento
O investimento foi da ordem de R$ 580 milhões com a geração de centenas de novos empregos, diretos e indiretos nas fases de implantação. E a capacidade de produção pode atingir 1,2 milhão de toneladas/ano.
Porém, a empresa já confirmou novo investimento da ordem de R$4,3 bilhões nas usinas de Minas Gerais. Em João Monlevade a capacidade produtiva deverá ser elevada para 2,2 milhões de toneladas/ano até 2024.
E centenas de novos empregos deverão ser gerados na usina e na Mina do Andrade. As vagas disponíveis são divulgadas no site https://vagas.com/ArcelorMittal.
Demissões
Após um ano de funcionamento do Laminador 3 a siderúrgica tirou de operação o Laminador 1, e demitiu cerca de 37 dos 156 trabalhadores do setor. Os outros 131 foram transferidos para outros setores da usina. Essa medida foi anunciada no início desse mês.