top of page
  • Foto do escritorFrancis Júnior Jornalista

A doação que vale uma vida

Cooperativas unidas em campanha de doação de medula óssea!

Em João Monlevade sete cooperativas vão comemorar o Dia C – Dia de Cooperar – com mais uma edição da campanha de doação de medula óssea.

A coleta de amostras de sangue será realizada em João Monlevade no dia 1° de julho, sábado, das 8h às 13h, no auditório do Sicoob Credimepi da Rua Pedro Bicalho, por uma equipe da Hemominas de Ponte Nova.

As pessoas interessadas em fazer a doação podem fazer a inscrição pela internet ou obter mais informações em uma das unidades do Sicoob Credimepi, Sicoob Credicom, Sicoob União dos Vales, Coopertramon, Coopremon, Credibelgo e Unimed.

Segundo Larissa Mendes, do Departamento de Parceria e Envolvimento com a Comunidade do Sicoob Credimepi, o Dia C é um grande movimento de voluntariado no Brasil em uma ação de intercooperação. A meta é o cadastramento de doadores de medula óssea que irão entrar para um banco de dados mundial.

Mas, ela alerta que, a pessoa tem que fazer cadastro antecipadamente para, no dia 1º de julho, participar de uma palestra da Hemominas, preencher um questionário e, então, seguir para a coleta do sangue.

Critérios para doação

A primeira edição foi realizada com sucesso no ano passado, quando 80 pessoas fizeram a doação e, por isso mesmo, será repetida no dia Dia C de 2023.

E dentre as exigências, que a pessoa tenha idade entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

O transplante

O exame coletado na cidade vai para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) do ministério da saúde.

Sobre o transplante de medula óssea (caso algum doador seja declarado compatível com algum paciente em algum lugar do país) vale destacar que o procedimento de coleta das células-tronco da medula óssea é simples e seguro.

Os benefícios

A legislação assegura ao doador de sangue e de medula óssea o desconto de 50% no ingresso para eventos culturais, de entretenimento e lazer em todo território nacional.

Compareça a uma das cooperativas participantes ou clique no link do formulário -

97 visualizações
PM 70-AM-Aniv-MLVD-BVM-1080x1080-Monlevade.png
  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page